Combate Classista

Teoria Marxista, Política e História contemporânea.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Sobre as reuniões de 2010 - Grupo Livre de Estudos Marxistas Revolucionários

Sobre as reuniões de 2010

O “Grupo Livre de Estudos Marxistas Revolucionários” foi constituído a partir da necessidade colocada por estudantes marxistas revolucionários de se diferenciar dos stalinistas, colocando a necessidade de um marxismo não acadêmico, voltado para transformação da realidade e não apenas para a compreensão dos escritos de Marx, mas que a partir da leitura imanente da obra de Marx, Engels, Lênin e Trotsky, tome partido da lutas de classes na sociedade contemporânea. Foi neste intuito que lançamos nosso manifesto de fundação (http://glem-r.blogspot.com/2010/04/manifesto-de-fundacao.html).

No inicio de 2010 chamamos uma reunião de reorganização, foi colocada a necessidade de discutirmos outros autores além de Marx, principalmente Lenin e Trotsky, teóricos, dirigentes e revolucionários continuadores de Marx. Colocamo-nos a tarefa de buscarmos atingir novos estudantes. Com tal intuito propomos discutir dois textos de Marx, o Manifesto do Partido Comunista e como complementar o texto de Trotsky Quarenta anos do Manifesto do Partido Comunista.

Chamamos uma nova reunião, fizemos cartazes, blog e email do grupo, passamos nas salas de aulas chamando os estudantes de Sociais, Pedagogia e Filosofia. Na reunião, realizada no dia 09 de abril, compareceram 23 estudantes. A discussão muito qualitativa.

Para reunião seguinte foi proposto o texto Manuscritos econômico-filosóficos de Marx, e como complementar o texto “O imperialismo, fase superior do capitalismo” de Lenin. Na reunião, realizada no dia 24 de abril, estavam presentes 35 estudantes. Na abertura do seminário foi feita uma apresentação sobre os processos na Europa e as lutas de classe em desenvolvimento no Brasil. Não conseguimos discutir o texto “O imperialismo, fase superior do capitalismo”, por fim propomos discutir no próximo encontro o Imperialismo, juntamente com “Princípios básicos do Comunismo” de Engels, para com isso trabalharmos alguns conceitos.

No final da reunião decidimos fazer também uma mesa de debate que discuta a crise econômica e política na Europa, convidaremos para a mesa de debate uma companheira que estuda Relações Internacionais na PUC, mais duas pessoas do campus. Discutimos ainda a necessidade de uma política financeira para custear as passagens da camarada, todos os presentes tiveram acordo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan